11 de setembro de 2016

Antes Tarde do Que Nunca - Grandes Álbuns Brasileiros

As Canções Que Você Fez Pra Mim
Maria Bethânia


Dentre as dezenas de álbuns já lançados pela Maria Bethânia que, no dia de hoje, estão na marca de trinta e quatro álbuns de estúdios, eu poderia escolher qualquer um basicamente. Entretanto, escolhi As Canções Que Você Fez Pra Mim devido à algumas características ímpares na sua realização. Características que o fazem ser único na discografia de uma das maiores cantoras brasileiras.

Primeiramente, lançado em 1993 As Canções Que Você Fez Pra Mim se tornou, não apenas uma das maiores vendagem na carreira de Bethânia, mas, também, uma das maiores da historia da indústria fonográfica nacional com cerca de 1,5 milhão de unidades vendidas. Em segundo, e mais importante, o álbum junta os maiores nomes da MPB: Bethânia, Roberto Carlos e Erasmo Carlos. A ideia de Bethânia regravar músicas compostas por Roberto e Erasmo foi dada pela gravadora e a cantora escolheu pessoalmente cada faixa contida no álbum. 

Para quem não conhece, a dupla de cantores/compositores não são apenas aqueles tiozões que a sua tia-avó gosta, especialmente quando assiste o clássico e obrigatório especial de final de ano do Rei Roberto. Eles até são hoje em dia, mas também são considerados uns dos artistas mais importantes da MPB. Claro, muito antes de Roberto Carlos virar uma pastiche de si mesmo e Erasmo Carlos se tornar apenas o tremendão, apesar de mostrar muito mais vigor artístico nos últimos anos. Quando eram os expoentes da jovem guarda nos anos sessenta e, depois, consolidaram suas carreiras nos anos setenta e começo dos oitenta, os dois se tornaram as principais referências da música romântica no país. As suas parcerias em composições, interpretadas quase sempre por Roberto, ganharam fama internacional pela alto teor emocional, dramaticidade e romantismo. Quase sempre beirando o clichê, sempre, mas sempre sabendo andar perfeitamente entre o poético e o brega de segunda como poucos. Dessa parceria surgiram grandes clássicos do nosso cancioneiro Bethânia revisita em As Canções Que Você Fez Pra Mim com algumas surpresas.

As escolhas feitas por Bethânia foram acertada, pois dão uma ótima noção da qualidade de composição da dupla, passando pelos maiores sucessos até músicas bem menos conhecidas. Infelizmente, a coleção não é exatamente perfeita como poderia ter sido. Algumas canções poderiam ter sido adicionadas ao álbum como, por exemplo, a lindíssima Cavalgada (regravada anos antes por Bethânia ao lado de Erasmo) ou a avassaladora Como Vai Você? (que ficou mais famosa na voz do cantor Antônio Marcos). Certas faixas como a lendária Emoções, a nossa New York, New York, e a bela balada Olha soam como escolhas fáceis dentro do repertório. Outras como Eu Preciso de Você e Seu Corpo não possuem a mesma força emocional capaz de deixar a gente sem forças de tanto chorar. No geral, porém, As Canções Que Você Fez Pra Mim acerta ao ter faixas pouco conhecidas como é o caso da avassaladora Você, sendo uma das mais belas letras de Roberto e Erasmo:

Você, que tanto tempo faz,
Você que eu não conheço mais
Você, que um dia eu amei demais
Você, que ontem me sufocou
De amor e de felicidade
Hoje me sufoca de saudade

Claro, a canção não teria o mesmo efeito aqui sem a presença avassaladora de Maria Bethânia. Tentar definir a cantora é tentar chover no molhado, pois a Bethânia é simplesmente a Bethânia.  A sua voz é como uma verdadeira força da natureza que é capaz de transformar a mais banal das composições em uma verdadeira poesia de um grande escritor. Em As Canções Que Você Fez Pra Mim, a cantora usa todo o seu precioso talento entrega performances inesquecíveis e emocionantes em faixas como Palavras, Costumes, Você Não Sabe, Detalhes e, na já citada, VocêAs Canções Que Você Fez Pra Mim não é exatamente uma obra de arte na carreira de Maria Bethânia, mas é uma obra relevante na história da música brasileira e que deve ter um lugar especial no coração dos fãs de todos os envolvidos.