2 de setembro de 2016

Primeira Impressão

The Definition Of...
Fantasia


Ao chegar ao seu quinto álbum após ter vencido o American Idol, a cantora Fantasia ganhou um presente precioso e pouco visto no mundo fonográfico: liberdade. The Definition Of... mostra que a cantora está no controle de sua carreira e isso não poderia ser melhor.

A primeira qualidade do álbum é a sua vibe arrojada em que Fantasia constrói uma arriscada e ousada sonoridade. The Definition Of... é uma interessante mistura de R&B e soul pop/pop rock com uma pegada que puxa bem mais para o artístico/conceitual que o comercial, mas sem precisar ser pretensioso ou exagerado. Assim como fez a Jazmine Sullivan no genial Reality Show, cada música em The Definition Of... tem uma inspiração e construção completamente diferente uma da outra, o que resulta em uma salada mista deliciosa que vai do rock até o gospel com a mesma eficiência e qualidade. Existe um excepcional trabalho de produção geral que, apesar da dinâmica do álbum, não deixa lacunas entre as canções, encontrando uma fluidez perfeita para um trabalho com essa proposta. O problema aqui é que as últimas quatro canções mostram serem bem mais corajosas que a primeira parte do álbum, começando com a de inspiração country Ugly e terminando na gospel I Made It. Todavia, isso não importa muito quando existe uma Fantasia como interprete e a sua voz completamente única e poderosa. Cada canção ganha um ar de urgência no timbre rouco da cantora, mesmo conseguindo entregar performances muito versáteis uma da outras. Quando Fantasia mostra todo o seu potencial de interpretação surge a ótima e dramática Sleeping With The One I Love que parece que apenas a cantora seria capaz de cantar, mesmo tendo sido escrita e produzida pelo R.Kelly para o próprio. Com boas composições em todo o álbum, The Definition Of... tem nas faixas So Blue, When I Met You, Wait For You e Lonely Legend os seus melhores momentos, além das faixas já citadas. Se mais artistas pudessem alcançar a mesma liberdade artística de Fantasia, muitos irão entregar um álbum tão bom, ou melhor, como The Definition Of....

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante como tem MUITA gente talentosa fazendo música de qualidade (não só "por lá", aqui tbm), mas não fazem o merecido sucesso. Enquanto isso, a parada musical dos EUA está repleta de músicas completamente "inaudíveis"!