4 de setembro de 2016

Antes Tarde do Que Nunca - Grandes Álbuns (Edição Neo Soul)

Baduizm
Erykah Badu



Lançado por último dentro da trindade do neo soulBaduizm foi o responsável por consolidar o gênero de uma vez por todas devido ao seu grande sucesso comercial, as duas vitórias no Grammy e, principalmente, o carisma/talento único de Erykah Badu. E é nessa característica que reside a grande qualidade de Baduizm.

Como uma verdadeira interprete herdeira direta das grandes divas da musa negra americana como Billie Holiday e Ella Fitzgerald, Erykah Badu é a força vital que dá vida e alma para Baduizm. O seu poder vocal não se baseia em poderosos agudos, mas na sutileza de pequenas notas executadas com um força emocional distinta e, ao mesmo tempo, evocando estilos de eras passadas. O seu poder vocal não vem de explosivas interpretações para ressaltar o teor emocional de cada composição, mas saber como explorar cada pequena lacuna com uma delicadeza desconcertante. O seu poder vocal não vem de um timbre límpido e feito para ser perfeito para tocar nas rádios, mas de uma voz um pouco anasalada e, ás vezes, rouca que tem a aspereza perfeita para equilibrar a suavidade em que a cantora encara cada uma das faixas. O seu poder vocal não vem de mostrar grandes arrombos de versatilidade, mas de aplicar nuances sutis em cada faixas que podem passar desapercebidos por ouvidos menos cuidadosos. O poder vocal de Erykah Badu é igual ao uma pérola: rara, muitas vezes imperfeita, nascida de uma maneira verdadeiramente orgânica e nunca menos avassaladora que a de qualquer grande diva da soul music.

Em Baduizm, Erykah Badu entrega todos esses predicados de uma maneira acachapante e que, naquela época, a colocou como uma das principais vocalistas do soul music contemporânea. Sabendo como conduzir cada música com a sabedoria de uma artista com vários anos de carreira, mesmo que quando lançou o álbum tinha apenas 25 anos de idade e era o seu primeiro trabalho. Baduizm é iniciado pela intro Rimshot e já somos transferidos para uma atmosfera envolvente em que a cantora já demonstra um pouco da qualidade que virá em seguida, pois o álbum guarda muito mais surpresas do que "apenas" o imenso talento vocal da dona do álbum.

Ao contrário de Maxwell, a compositora Badu mostra uma preocupação em discutir assuntos com uma forte carga mais densa. Claro, o álbum é recheado de canções sobre amor, mas existem momentos em que a cantora se propõe a falar sobre temas espinhosos e com uma vertente social e/ou critica. O primeiro exemplo disso é uma das assinaturas de Badu e dos destaques do álbum: o sucesso On & on. A ótima composição aqui fala sobre a nossa relação com Deus, mostrando que, independentemente de qual posição seja a usa, em alguns momentos dependemos de um "poder" maior. Outro ponto altíssimo em Baduizm é a sensacional Otherside of the Game em que a cantora ao lado de nomes como o The Roots e Questlove fazem uma poderosa crônica social sobre uma mulher grávida em um relacionamento tumultuado em que o homem está envolvido com atividades ilegais. Um tem pesado, mas que é executado de forma belíssima e poética. Assim como a sonoridade criada para Baduizm.

A criação da visão de Erykah Badu para o neo soul é misturar jazz, R&B e blues para desconstruir todos para depois os remontá-las de uma maneira ousada e revigorante. O imenso cuidado com a instrumentalização encontra o suporte ideal para a sonoridade estilosa e cheia de nuances ouvida no álbum. Com uma pegada pesadamente artista e quase experimental devido a influência de jazz, Baduizm é uma jornada rica em uma coleção de canções de uma modernidade atemporal e de uma atmosfera naturalmente progressista. Infelizmente, a parte final (as canções No LoveDrama Sometimes...) do álbum perde um pouco do brilho da parte inicial devido as suas estruturas seguras e com pouca arrojo de criação, mesmo que sejam música excelentes. Entretanto, Baduizm tem momentos de pura genialidade como é o caso de Appletree, Certainly (e a sua segunda versão Certainly (Flipped It)), 4 Leaf Clover e, a melhor do álbum, Next Lifetime. Baduizm não apenas ajudou a fundar o neo soul e consagrar Erykah Badu, mas, também, a criar uma legião de artistas femininas que surgiram depois do seu lançamento. Um feito que é reservado para poucos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Recentemente no programa "5 discos" (Gazeta) a cantora Paula Lima escolheu esse álbum como um dos seus favoritos. A cada disco o convidado escolhe uma faixa, e foi preciso menos de 10 segundos de uma determinada música para perceber que é uma obra fantástica!